Também gosto

Últimas

Inverno com feições contrastantes: tempestades polares atingem o Magrebe e vagas de geada varrem o Levante

18 de janeiro de 2026 | MENA24.COM 


Rabat/Amã – A região do Médio Oriente e Norte de África (MENA) vive esta semana sob o peso de condições invernais severas. Contudo, o cenário meteorológico divide-se de forma marcante entre o ocidente e o oriente da região: os países do Norte de África enfrentam fortes tempestades de neve e chuva, enquanto o Levante é dominado por um frio intenso com atividade meteorológica moderada.


Magrebe: Uma depressão polar profunda

No lado ocidental,Marrocos, Argélia e Tunísia enfrentam uma perturbação atmosférica que é a mais violenta desde o início da estação. A região está a ser afetada por uma depressão atmosférica associada a massas de ar polar frio, o que provocou uma queda acentuada das temperaturas. As zonas montanhosas destes países estão a registar quedas de neve intensas, que cobriram novamente de branco os picos e montanhas de média altitude, acompanhadas por rajadas de vento forte e chuva intensa que causaram o transbordamento de leitos de rios e ribeiros. As autoridades dos países do Magrebe emitiram alertas consecutivos para a vaga de frio intenso, cujos efeitos deverão persistir até meio da semana.


Levante Árabe: Frio intenso e atividade "superficial"

Do outro lado do Mediterrâneo,especificamente no Egito e no Levante (Síria, Líbano, Jordânia, Palestina), o cenário difere em termos de "intensidade da precipitação", mas assemelha-se na "severidade do frio". Estes países estão a ser afetados por uma depressão atmosférica descrita como superficial, onde a atividade meteorológica é menos abrangente em comparação com o Norte de África. Apesar disso, uma forte vaga de geada domina, especialmente durante a noite e primeiras horas da manhã. Nesta área, a neve limita-se aos picos montanhosos mais elevados do Líbano e da Síria, enquanto as restantes regiões registam chuviscos esparsos, céu nublado e um frio intenso, com alertas dirigidos aos agricultores sobre a formação de geada.


Entre as tempestades ocidentais e a geada oriental, parece que o inverno de 2026 decidiu fazer sentir todo o seu peso sobre a região árabe de uma só vez, impondo condições excecionais que exigem precaução e vigilância.